quinta-feira, 2 de maio de 2013

DIA DO SOL - 3 DE MAIO

DIA DO SOL -3 DE MAIO DE 2013



A importância do SOL


Sem a luz (energia) do Sol, a vida na Terra não seria possível. Não existiriam as plantas, os ventos, os rios, as cores, enfim nenhuma forma de vida. Seríamos uma imensa massa, escura e fria, congelada a uma temperatura de -270 ºC.



Todas as coisas vivas precisam de se alimentar de energia para crescer, mover e reproduzir. As plantas suprem as suas necessidades captando a luz do sol e convertendo-a em energia química num processo conhecido como fotossíntese. Outros seres vivos, como os seres humanos, que não conseguem realizar a captação de energia dessa forma têm de supri-la alimentando-se de outros animais ou plantas.



Na Terra, quase todas as fontes de energia conhecidas e utilizadas pelos homens foram ou são derivadas do Sol. O carvão, o petróleo, e o gás natural conhecidos como combustíveis fósseis, são produtos da captação e armazenamento da luz solar em plantas, algas e animais pré-históricos, que existiram há milhões de anos atrás. As florestas e culturas agrícolas existentes hoje (como a cana de açúcar), chamadas de biomassas, são também produtos do processo de fotossíntese.



A evaporação de parte da água dos rios, lagos e mares é provocada pela luz do sol. Esses vapores sobem para a atmosfera, reúnem-se formando nuvens que se deslocam, condensam e caem como chuva, reabastecendo os rios e lagos que correm para o mar.



Este ciclo, desde a evaporação até a precipitação é chamado de ciclo hidrológico. A energia contida nas águas correntes dos rios foi aproveitada antigamente através de moinhos de água e mais recentemente por intermédio das chamadas "fábricas" hidroeléctricas. O aquecimento desigual da atmosfera terrestre pelo Sol provoca o surgimento de regiões com diferenças na pressão do ar. As regiões de ar sob altas pressões tendem a mover-se para regiões de baixas pressões, criando os ventos.



Fonte: http://www.ufpe.br/grupofae/feiras/luzdosol.htm


FELIZ DIA DO SOL PARA TODA A COMUNIDADE EDUCATIVA!


Sem comentários:

Enviar um comentário