quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012
Encontro com José Fanha . 15 e 16 de fevereiro de 2012
PARABÉNS AOS ALUNOS E PROFESSORES que nos proporcionaram belos momentos.
José Fanha declamou poemas, contou histórias, falou dos seus livros e os professores ,os alunos e a representante da associação de pais deliciaram-se a ouvi-lo.
domingo, 5 de fevereiro de 2012
ENCONTRO COM O ESCRITOR JOSÉ FANHA

Nem usavam talheres! Metiam as mãos, quer dizer, metiam as asas pelo tacho adentro e enchiam a boca de tudo o que conseguiam apanhar.
Todos os dias era o mesmo: grandes paneladas, muitos fritos e fritadas, chouriços e chourições, panelas e panelões com comidas gordurentas, batatas fritas e sumos, pastilhas, gomas e mais, tanto mais que já ninguém se espantou quando um dia a barriga do Bisneco rebentou!
Livro recomendado para apoio a projectos relacionados com Natureza/Defesa do Ambiente para os 3º, 4º, 5º e 6 anos de escolaridade.
Esta história começou por ser um pequeno espectáculo de grande sucesso apresentado às crianças de várias Vilas da nossa Costa. Trata-se de uma história com preocupações de educação ecológica e ambiental que conta o mau comportamento de uma horrorosa família de pássaros bisnaus que sujam a praia e o mar e fazem com que o mar fique triste e desapareça. Como é óbvio, no final, o mar salva-se da poluição e volta a ser o maravilhoso mar que todos conhecemos.
Fala-nos de um tempo em que já não há lugar para o croché, para o jogo de cartas e bordados… Hoje, as pessoas com mais de 60 anos, encontram motivos para aderir às redes sociais nas páginas do Facebook, na Internet, etc.
O principal objectivo é manter contactos com os amigos, familiares, fazer novos amigos, fugir à solidão, enfim, comunicar com o mundo inteiro! .
"O avô lá mudou a fotografia do Facebook e alguns dias depois estava superfeliz e entrou-me pelo quarto dentro estava eu a estudar para o teste de Geografia do dia seguinte.
- Agora sim! Agora é que isto vai para a frente!
Devo dizer que estas súbitas alegrias do avô Jaime começavam a deixar-me preocupado. Atrás de uma alegria vinha, muitas vezes, algum disparate…
- Arranjei uma namorada, Zezinho!
A narrativa, perspectivada no âmbito da formação cívica, aborda a temática dos incêndios, procurando sensibilizar os mais novos para este verdadeiro e preocupante flagelo nacional.
Conjugando o rigor de um pedagogo no terreno há já vários anos e a subtileza da escrita de um grande autor que é também actor, José Fanha veicula a mensagem implicita no slogan: Portugal sem fogos depende de todos.
escovados saudáveis luzentes
Dentola Dentinho Dentão
voltaram de novo a tocar
trombone tambor violão
e sempre a fazerem assim:
BADALIM BADALIM BADALIM
BADALIM BADALIM BADALÃO"
De uma forma divertida e musical, em jeito de cantilena, José Fanha apresenta-nos Dentinho Dentola Dentão, uma cantilena que brinca com a musicalidade das palavras e dá abertura para se abordar um tema que preocupa pais, professores e profissionais da saúde pública - a higiene oral.
Queridas Bibliotecas: SE O MEU TELEMÓVEL VOASSE

Queridas Bibliotecas: SE O MEU TELEMÓVEL VOASSE:
Decorre entre 1 de fevereiro e 31 de maio.
O concurso destina-se aos alunos dos estabelecimentos de ensino público e privado que frequentem os Ensinos Básico, Secundário e Profissional, no ano letivo de 2011/2012. O projeto pretende contribuir para a defesa da não discriminação consignada no artigo 2.º da Convenção Sobre os Direitos da Criança, apelando à criatividade das crianças e dos jovens.
São vários os objetivos que norteiam este concurso, como, por exemplo: Exprimir valores relativos à multiculturalidade e ao direito à diferença; Desenvolver a capacidade de interligação da imagem e da palavra; Adquirir técnicas básicas de construção de um guião para uma história contada por imagens.
Pretende-se que os grupos de alunos constituídos para o concurso desenvolvam projetos criativos com recurso ao telemóvel (fotografia e/ou filme), ilustrando a temática “Direito à Diferença - Eu Mais Tu”, partindo das seguintes orientações:
- 1.º, 2.º e 3.º ciclos do Ensino Básico: Contar uma história através de 6 imagens, fotografias tiradas com telemóvel, unidas por um texto narrativo ou poético complementar.
Não se procura que o texto explique as imagens ou que as imagens ilustrem o texto, mas que se complementem e se iluminem.
- Ensino Secundário: Construir um percurso visual através de um pequeno filme acompanhado por palavras que o iluminem e tornem o seu sentido mais vasto e diverso, a partir de um guião previamente construído.
Para efeitos de uma melhor operacionalização da candidatura são definidos os seguintes escalões:
Escalão A - alunos do 1.º ciclo do Ensino Básico;
Escalão B - alunos do 2.º do Ensino Básico;
Escalão C - alunos do 3.º ciclo do Ensino Básico;
Escalão D - alunos do Ensino Secundário e Profissional.
Do regulamento constam todas as condições de apresentação das candidaturas.
Para consulta do regulamento e mais informações, aceder ao sítio do Instituto de Apoio à Criança - IAC.
José Fanha - Biografia
JOSÉ FANHA
(José Manuel Krusse Fanha Vicente)
Nascido em Lisboa a 19/2/51
Pai oficial do exército
Mãe professora de música
É pai de 3 filhos: João (80), Sara (95), Matilde (97)
Estudos liceais no Colégio Militar de Lisboa entre 1961 e 1968.
Frequenta o Curso de Formação Artística da Sociedade Nacional de Belas-Artes em 1968/69.
Entre 69 e 76 tem experiências profissionais como jornalista (Record e Diário de Lisboa – Suplemento “A Mosca” -), desenhador de Arquitectura (Ministério das Obras Públicas, Ateliers dos arquitectos Maurício de Vasconcelos, Frederico Georges, Manuel Vicente) e copy de publicidade.
Licenciado em Arquitectura pela ESBAL (76).
Trabalha brevemente na empresa ESTIL como arquitecto.
É co-autor do projecto de arquitectura do Centro Cultural da Embaixada de Portugal na Guiné-Bissau (1978).
Professor efectivo do Ensino Secundário (78/09), onde leccionou diversas disciplinas, entre as quais "História das Artes Visuais", "História da Arte em Portugal", "Teoria do Design", "Geometria Descritiva", "Técnicas de Expressão e Práticas de Representação”, “Educação Visual”, Atelier de Artes”, “Arte e Design”, etc.
Orientador pedagógico na formação de professores da Área de Estudos Artísticos na Escola Superior de Educação de Lisboa (86/89).
Tem o estatuto de formador de formadores, concedido pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua da Universidade do Minho.
Mestre na área de Educação e Leitura pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Lisboa (2007).
Doutorando na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Lisboa na ária de História da Educação e da Cultura Escrita.
Poeta, divulgador de poesia e declamador. Como tal, desde 69, participou em milhares de sessões de animação cultural, acompanhando o grupo dos chamados baladeiros ou cantores de protesto, entre os quais José Afonso, Adriano Correia de Oliveira, Francisco Fanhais, Manuel Freire, José Jorge Letria, Carlos Alberto Moniz, etc, etc.
Dramaturgo e dramaturgista, autor de letras para canções e textos para rádio, guionista de televisão e cinema.
Participações pontuais como actor em teatro, televisão e cinema.
Sócio da Associação Portuguesa de Escritores e da Sociedade Portuguesa de Autores.
Fonte: José Fanha. Acedido em 5, Fevereiro, 2012. http://www.josefanha.com
A BRUXA MIMI NO INVERNO - Valerie Thomas, Korky Paul
Educação pré-escolar
Leitura com apoio do educador ou dos pais
A bruxa Mimi e o seu gato Rogério estão fartos do Inverno. O jardim está coberto de neve, a fonte congelou, das árvores pendem picos de gelo. Então a Mimi lança um feitiço e transforma tudo em Verão.
Um grande erro...