terça-feira, 22 de maio de 2012

Hora do conto - A HISTÓRIA DA CAROCHINHA





A KALANDRAKA apresenta a História da Carochinha numa original adaptação do conto tradicional. Esta versão nasce de um espectáculo de títeres que José Antonio López "Rodorín" já desenvolve há mais de dez anos. Aí ele apresenta-nos as personagens do conto por intermédio de diferentes instrumentos musicais. Assim, a carochinha é uma campainha de timbre agudo, o touro um ruidoso chocalho e o galo uns guizos muito alegres. Diferentes jogos de luz e sombras contribuem também para fazer da História da Carochinha muito mais do que um conto.



Esta proposta decorre nos cenários da obra de títeres. Não só joga com os instrumentos musicais que se identificam com as personagens, como também com a musicalidade e a eufonia do texto. Trata-se de um conto pensado para ser lido, contado e cantado. Também convida os mais pequenos a reinventar os contos de sempre a partir dos objectos quotidianos.



Foi nesta perspectiva, que através de objectos do nosso quotidiano mais antigo, se contou a História da Carochinha a todos os  alunos do pré-escolar e 1º ano de escolaridade.
Os alunos participaram na história fazendo as vozes dos animais e cantando a canção da Carochinha.



Sem comentários:

Enviar um comentário